Ao longo dos três dias, magistrados e servidores participaram de palestras que trataram de temas como visão colaborativa e interoperabilidade, soluções em inteligência artificial entre outros
Membros que compõem a Comissão do Sistema eproc do Poder Judiciário do Acre participaram de segunda-feira, 5, até esta quarta-feira, 7, do III Encontro Interinstitucional do eproc, realizado na sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, em Belo Horizonte-MG. O encontro teve como objetivo apresentar a plataforma eproc e fomentar discussões sobre inovações tecnológicas nos sistemas judiciais e contou com a participação de representantes de diversos tribunais do país.
Pelo Tribunal acreano estiveram a juíza auxiliar da Presidência, Louise Kristina, gestora geral da implantação do eproc no Poder Judiciário do Acre; a gestora de Negócios da Implantação do eproc, Ana Lúcia Felisberto; o diretor de Tecnologia da Informação, Elson Correia, gerente de Sistemas, Josana Nishihira; e da servidora Geane Morais, da Análise de Negócio (NUSAN).

“O encontro nacional permitiu uma troca muito rica de informações, tanto da área negocial como da área de desenvolvimento e infraestrutura do sistema eproc. Tivemos a adesão de mais 4 tribunais, o que demonstra que o Acre está no caminho certo da evolução do processo eletrônico e não trilha sozinho. Muitas novidades foram apresentadas no encontro. Voltamos para casa com entusiasmo e ansiosos para implementarmos as boas práticas que foram compartilhadas”, disse a juíza auxiliar da Louise Santana.
Durante o evento, foi assinado um termo de cooperação técnica pelos novos tribunais aderentes do sistema, nas pessoas dos presidentes dos Tribunais de Justiça de Alagoas (TJAL), do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS) e do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), que passarão a utilizar o eproc.
Durante os três dias, magistrados e servidores realizaram e assistiram a palestras que abordaram assuntos como visão colaborativa e interoperabilidade; soluções de inteligência artificial; governança na implementação; estratégias para gestão de processos; ferramentas de nuvem; migração de processos dos sistemas anteriores; entre outros.
Na programação, por exemplo, teve ainda a palestra “Implantação do eproc no TJMG: Desafios, estratégias e próximos passos”, onde foi destacada o sucesso da implantação do novo sistema.
A Jornada de Implantação do eproc também foi tema de palestra. A apresentação, ministrada pelo diretor da Secretaria de Sistemas Judiciários do TRF4, Marlon Silvestre, e pela chefe de Divisão de Sistemas Judiciais do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Fernanda Oviedo Bizarro, tratou sobre o assunto em seis tópicos, sendo a capacitação, a infraestrutura, a aplicação, o sistema legado, a implantação e a estruturação das equipes.
Os palestrantes abordaram, ainda, os princípios e valores do eproc, informando sobre os tribunais que já implantaram o sistema ou que estão em fase de adesão e implantação. Ao todo, 18 utilizam ou irão utilizar a ferramenta.
