Esta é quarta etapa de implantação do sistema no Judiciário acreano; a conclusão está prevista para fevereiro 2026
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) implementa, nesta sexta-feira, 29, o sistema de Processo Judicial Eletrônico (eproc) em novas unidades judiciais da Comarca de Rio Branco. Desta vez, ocorre no 1°, 2°e 3º Juizado Especial Cível; Juizado Especial de Fazenda Pública; Turmas Recursais; e no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).
Desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), a nova ferramenta torna os serviços do Judiciário acreano mais eficientes, integrados e transparentes à sociedade, ao alavancar a produtividade processual. Com isso, possibilita julgamentos mais qualificados e céleres.
Conforme o cronograma, o TJAC entra na quarta etapa de implantação do eproc, com a inclusão de quatro novas unidades no sistema de tramitação, além da expansão dos serviços nos atendimentos do Cejusc. Agora, ao total, são nove. A previsão de conclusão é para fevereiro de 2026.
As unidades passam a utilizar o eproc na recepção de novos processos judiciais. As demais ações em tramitação no eSAJ, serão migradas de forma gradual. O intuito é familiarizar os usuários com a ferramenta e evitar a diminuição da eficiência dos serviços da Justiça.
Capacitação e suporte
Diferentes iniciativas estão sendo desenvolvidas para esta transição, como a capacitação de servidoras e servidores. Integrantes do Judiciário acreano, incluindo as equipes dos Juizados, Turmas Recursais e Cejusc, já participaram das formações sobre o eproc.
A expansão do sistema também não deve prejudicar a produtividade ou tramitação dos processos. Para evitar deficiências nos serviços judiciais prestados, o TJAC oferece o portal eproc, onde se pode encontrar manuais, notícias, informes e tutoriais que auxiliam no esclarecimento de dúvidas e problemas técnicos.
Acompanhe o cronograma de implantação e outras informações na página do eproc.