Para garantir uma transição eficiente e segura, o Tribunal, por meio da Escola do Poder Judiciário (Esjud), elaborou um amplo programa de treinamento que contemplará todas as equipes envolvidas
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) dará início, nas próximas semanas, a uma série de capacitações voltadas à implantação do sistema eproc nas comarcas do interior do Estado. A iniciativa integra o processo SEI instaurado com o objetivo de preparar as unidades jurisdicionais para a utilização do novo sistema eletrônico de tramitação processual.
Conforme o novo cronograma, a implantação do eproc nas comarcas do interior está prevista para o dia 19 de novembro de 2025. Para garantir uma transição eficiente e segura, o Tribunal, por meio da Escola do Poder Judiciário (ESJUD), elaborou um amplo programa de treinamento que contemplará todas as equipes envolvidas.

Capacitação presencial para diretores e supervisores
A primeira etapa ocorrerá no dia 7 de novembro de 2025, com treinamento presencial voltado aos diretores e supervisores de secretaria das Varas Cíveis e Juizados das comarcas do interior. O curso será realizado das 8h às 12h e das 13h às 16h, totalizando sete horas de capacitação.
A formação, que abrangerá 33 participantes, será conduzida pelos servidores Jan Michel dos Reis Pimentel e Lisli Paula Melo de Lima.
Treinamento remoto para Centrais de Mandados
Na sequência, nos dias 10 e 11 de novembro de 2025, será realizado treinamento remoto para as equipes das Centrais de Mandados (CEMANs) das comarcas do interior. A capacitação ocorrerá das 8h às 12h, com carga horária total de oito horas, e tem como objetivo orientar os servidores na configuração das centrais e na utilização adequada do sistema.
O treinamento contará com a condução do servidor Eliandro Viana da Silva e abrangerá 34 servidores e servidoras.
Formação geral para magistrados e servidores
O treinamento geral destinado a todos(as) os(as) servidores(as), magistrados(as) e oficiais de Justiça das comarcas do interior será ministrado por meio da plataforma Moodle da ESJUD, com apoio do Google Meet.
As atividades ocorrerão nos dias 17 e 18 de novembro de 2025, com uma explanação introdutória sobre o sistema, e seguirão nos períodos de 24 a 28 de novembro e 1º a 5 de dezembro de 2025, com duas horas diárias, totalizando 24 horas de capacitação.
Acompanhamento pós-implantação e suporte técnico
Após o início da implantação, em 19 de novembro de 2025, o TJAC disponibilizará acompanhamento remoto das unidades por meio do balcão virtual, ativo durante o horário de expediente. Além disso, o suporte técnico será garantido via sistema de chamados GLPI, assegurando o atendimento de eventuais demandas e dúvidas das equipes.
Cursos disponíveis no Portal Nacional do Conhecimento
Em alinhamento ao que foi determinado pela Presidência, o Tribunal reforça a importância de que todos os servidores e magistrados realizem, com antecedência, os cursos disponibilizados no Portal Nacional do Conhecimento.
O acesso requer cadastro prévio, disponível no link Cadastro Portal Nacional, e dá direito aos seguintes cursos:
Eproc para Unidade Judicial – Módulo Básico – TJAC (33 horas)
Eproc para Unidade Judicial – Módulo Intermediário – TJAC (12 horas)
Eproc para Magistrados – TJAC (20 horas)
Eproc para Gabinete – Módulo Básico – TJAC (27 horas)
Eproc para Gabinete – Módulo Intermediário – TJAC (17 horas)
Link:
Os servidores e servidoras que participarão do treinamento deverão realizar previamente os cursos disponíveis no Portal Nacional do Conhecimento eproc, preenchendo o seguinte formulário para solicitar o respectivo cadastro: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe6Kt0y2n9MvdXTxyi1-aDaqouBtIsfkUA430_dhRNRNEVqJQ/viewform?usp=dialog, ou acessando pelo link: Cadastro Portal Nacional.