Eproc - Processo Judicial Eletrônico

Integrantes dos gabinetes do TJAC recebem treinamento para utilização do eproc em recursos judiciais

De acordo com o cronograma de implantação da ferramenta, até o final de 2026 todas as unidades do Poder Judiciário do Estado do Acre devem contar com o novo sistema de gestão processual

As assessoras e assessores dos gabinetes dos desembargadores do TJAC participaram, nesta sexta-feira, 1º de agosto, de treinamento para utilização do eproc, a nova ferramenta de gestão processual que substituirá, até o final de 2026, o atual Sistema de Automação da Justiça (SAJ). A ação foi realizada no laboratório de informática da Escola do Poder Judiciário (Esjud).

Durante a abertura da atividade, a juíza auxiliar da Presidência, Louise Santana, falou sobre a importância estratégica do eproc e estimulou os participantes a uma imersão nas funcionalidades e possibilidades que o tornam um sistema ímpar na tramitação dos feitos judiciais, desde a automação de rotinas, gestão de fluxos de trabalho, edição de texto interativa, acesso e peticionamento eletrônico à utilização de recursos de Inteligência Artificial (IA). 

“São inúmeras facilidades, inúmeras funcionalidades e várias automações, cada botão que está ali pode abrir um universo de possibilidades nos gabinetes em que vocês atuam. Eu convido as senhoras e os senhores a acompanhar o nosso Tribunal nessa jornada, pois o que ele quer é pensar em sustentabilidade, pensar em produtividade, pensar em tecnologia e em inovação nos nossos serviços”, disse Louise Santana. 

Na ocasião, a magistrada auxiliar da Presidência também destacou o atual processo de integração do eproc com as instituições que integram o Sistema de Justiça, uma das principais funcionalidades da nova ferramenta, uma vez que permitirá que advogados, defensores, promotores e procuradores possam utilizá-la a partir dos próprios softwares utilizados pelos órgãos, por meio de interfaces de programação de aplicações (API).

O sistema foi implantado oficialmente no último dia 7 de julho e já está em operação na Vara de Registros Públicos, Órfãos e Sucessões da Comarca de Rio Branco. De acordo com o cronograma oficial, a Vara de Execução Fiscal, as Varas e o Juizado Especial da Fazenda Pública, bem como os Juizados Especiais Cíveis, Turmas Recursais e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuc) serão as próximas unidades a serem contempladas com a entrega da ferramenta, neste mês de julho.  

Vale ressaltar que os recursos apresentados em processos em andamento nessas unidades judiciais, especificamente, são apreciados pelos desembargadores do TJAC também através do eproc, o que garante a utilização do sistema durante todo o andamento dos feitos judiciais, da petição inicial ao trâmite em julgado. 

Para mais informações, visite o portal do eproc na internet. No site, os usuários podem acessar informações e funcionalidades do sistema, consultas processuais; cadastro, manuais e tutoriais para usuários externos; notícias; suporte e abertura de chamados; além dos links de direcionamento para o sistema no 1º e no 2º graus de jurisdição.

Ir para o conteúdo