Ferramenta será implementada na 1ª e 2ª Vara de Fazenda Pública, na Vara de Execução Fiscal e no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania.
A nova ferramenta de tramitação de processos do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), o eproc, chega em novas unidades judicias da comarca de Rio Branco, para tornar os serviços do Judiciário acreano mais eficientes, integrados e transparentes às cidadãs e cidadãos. Desta vez, o sistema será implementado na 1ª e 2ª Vara de Fazenda Pública e na Vara de Execução Fiscal.
A mudança para o eproc nestas unidades jurisdicionais deve ocorrer na próxima terça-feira, 5 de agosto, menos de um mês da implantação na Vara de Registros Públicos, Órfãos e Sucessões e de Cartas Precatórias Cíveis de Rio Branco, a primeira do estado a receber e utilizar exclusivamente a ferramenta. Ainda este mês estão previstas a chegada do sistema em outras unidades.
A juíza da 1ª Vara de Fazenda Pública de Rio Branco, Zenair Bueno, destacou o trabalho de capacitação realizado pelo TJAC, por meio da Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud), que facilita o processo de mudança para a nova ferramenta. “Espero conhecer melhor o sistema no treinamento que teremos no dia 4 de agosto”, afirmou.
Há meses, diversos integrantes da Justiça acreana estão sendo capacitados. As servidoras e servidores das varas que receberão o sistema devem realizar um último treinamento, para sanar dúvidas e aprender sobre os principais fluxos. Em função disso, na próxima segunda-feira, 4 de agosto, será suspenso o atendimento nas unidades, bem como os processos judiciais.
O objetivo é que a mudança de ferramenta não afete a produtividade das unidades jurisdicionais. Por isso, diversas iniciativas estão sendo tomadas para auxiliar nesta transição, como o portal eproc, página exclusiva sobre o sistema, com manuais e tutoriais. E também a assistente virtual “Linda”, para dúvidas e problemas técnicos.